terça-feira, 10 de julho de 2007

Pontuação explicada

Em todos os textos (eu por exemplo vou ter de usar alguns dentro de pouco tempo) temos a necessidade de usar pontuação.. Não tenho intenção de dar uma lição de português de primeira classe mas reparem na diferença entre dizer podes? podes. e podes!

Mas qual a explicação por detrás destes pontos?

O ponto de exclamação nasceu da sobreposição de duas letras. Em latim costumava-se usar a palavra "io" que significa exclamação de alegria. Io escrito verticalmente deu origem a um traço (I) por cima de uma bola (O). Lentamente a bola foi transformada em ponto e deu origem ao ponto utilizado actualmente


O ponto de interrogação nasce do mesmo fenómeno de sobreposição que sucedeu no caso da exclamação. No latim primitivo os escritores colocavam a palavra "questio" no fim de uma frase para indicar interrogação. Para poupar espaço, a palavra "questio" foi abreviada para "qo". Esta solução apresentou o problema de os leitores poderem confundir estas duas letras com o fim de uma qualquer palavra. Assim foi decidido que o "q" seria colocado no topo do "o". A evolução levou a que o "o" assumisse a forma de um ponto e o "q" fosse aberto e mais curvado no topo... Nasceu assim o ponto de interrogação como o conhecemos hoje.


Este sinal foi inventado pelo matemático Inglês Robert Recorde em 1557 com a explicação de: "Eu vou colocar, como faço normalmente no meu trabalho, duas linhas do mesmo comprimento paralelamente pois agora duas coisas podem ser mais iguais." O seu simbolo de igual tinha quase cinco vezes o tamanho dos que utilizamos actualmente e foram precisos quase cem anos até que fosse aceite como substituto a um simbolo curvado com o mesmo significado inventado por Descartes.

BONUS!

O sinal indicativo do dólar (não confundir com o cifrão português que tinha o "S" cortado por dois traços verticais!) nasce quando em 1794 os Estados Unidos passam a emitir a sua própria moeda. Nesta altura a moeda mais utilizado no mundo era o peso espanhol. Os primeiros dolares de prata americanos eram semelhantes em peso e valor aos espanhois adoptando a mesma sigla "Ps." Esta sigla evoluiu para um "P" com um "S" colocado por cima. Rapidamente se começou a omitir a parte curvada do "P", razão pela qual só restou e ainda resta o traço por cima do "S".

Encontrei este artigo no excelente blog Neatorama.

Sem comentários: