quinta-feira, 26 de julho de 2007

O gato da morte

Não se deixem impressionar pelo título... Esta noticia tem tanto de negativo como de positivo.


Oscar é um gato e já previu com sucesso 25 mortes na enfermaria onde passa os seus dias. Esta precisão leva a que as enfermeiras e médicos telefonem aos familiares dos doentes quando o gato se deita na cama destes por saberem que a morte do doente não tardará mais de 4 horas.
Este gato tem dois anos e foi adoptado ainda bebé pelo hospital Steere House Nursing and Rehabilitation Center crescendo no terceiro andar. Andar este que se ocupa dos tratamentos à demência derivados de doenças como Parkinson ou Alhzeimer.
Há cerca de meio ano foi notado que o Oscar parecia estar a ocupado a trabalhar como os médicos. Ele farejava e acabava por estar perto de doentes que morriam num espaço de poucas horas. Os médicos ficaram convencidos quando Oscar fez a sua 13ª previsão correcta em circunstancias que fintaram até os médicos. Umas das doentes da ala não comia, respirava com muita dificuldade e tinha as pernas de uma cor azulada... Sintomas de morte eminente. O gato não estava por perto e o médico julgou que seria este o fim das previsões de Oscar. Só que neste caso foi o sr. doutor que se adiantou dez horas... Duas horas antes da morte da paciente lá estava Oscar, quietamente deitado aos pés da cama.
Os médicos dizem que a maioria destes doentes estão num tão avançado estado de desgaste que não se apercebem da presença do animal no quarto mas a maioria dos familiares agradecem a companhia do felino e o aviso com alguma antecedência que permite uma despedida condigna aos seus familiares.
Podem haver várias explicações para este comportamento mas os médicos não perdem tempo com essas trivialidades... Neste momento Oscar faz um trabalho mais apurado que eles e isso é tudo que interessa.

Podem ler a noticia original no site da CNN

Sem comentários: