segunda-feira, 23 de julho de 2007

Uma questão de tamanho

Começo este post com uma pergunta... Qual a importância da altura de uma pessoa?

A imagem que vêm pertence à ultima série dos Sopranos... Não vou adiantar mais porque aqui em Portugal só vai estrear em Setembro!

Mas o que me ficou na retina nesta imagem foi o tamanho de Tony Soprano que chega para abraçar a esposa e a filha e ainda se ver a cara dele. De certeza que isto foi feito assim de propósito... Assim sabemos quem manda!

A minha reflexão versa sobretudo, e sem comédias, na avaliação da importancia do tamanho da pessoa, por exemplo no mau bocado que Marques Mendes está neste momento a passar. O liliputiano politico seria mais respeitado se tivesse mais 30 centimetros e 10 quilos?

Eu tenho um metro e setenta e quatro... Sou mais alto do que 90 % das mulheres que conheço MAS também sou mais baixo do que 90 % dos homens... Isto leva-me a pensar num plano geral, onde estamos sobre observação de alguém, eu seria uma das pessoas em que reparariam por ser baixo mas poderia ter dificuldade em ser levado a sério.

Falo da construção de credibilidade, no factor imponderável X que nos leva a prestar mais atenção e respeitar mais uma pessoa de maior tamanho...

Isto aplica-se a outras coisas como a cor dos olhos, do cabelo, da pele e etc.

Mas fico a pensar que o tamanho é bem capaz de ser um factor de discriminação em algumas profissões...

Entretanto sejam orgulhosos de vocês próprios mesmo que tenham um metro e trinta!

Sem comentários: