sexta-feira, 20 de julho de 2007

Trabalho escrito sobre o El Niño

Acho muita piada aqueles testes e trabalhos que circulam na net onde se vê a creatividade dos alunos que não sabiam a resposta correcta.

Este é um desses exemplos, mas em todos os sites onde vi uma imagem deste trabaho só mostravam o inicio... Sem querer descobri o trabalho todo e percebi porque é que o prof pediu um pouco menos de drama!


Podem ler o original:
E agora traduzo! (o melhor que sei!)

A chegar como o El Niño!
O El Niño é espanhol. É a palavra espanhola para criança. Como todas as coisas espanholas, é perigoso. Ele mata pessoas e incendeia árvores. Esta criança é mais do que uma criança. Na realidade não é nada como uma criança. É uma tempestade. Uma tempestade que mata pessoas e incendeia árvores.
A água quente costuma formar-se à volta da Australia. Mas nunca mais será assim com o El Niño. El Niño move a água quente da Australia para outro sitio qualquer, nomeadamente outros locais. Quais são estes outros locais? Estes locais são aqueles que também têm água, mas a água não costuma ser tão quente como a água quente que o El Niño move para estes locais referidos. Estes locais ficam a oeste. Da água.
No Peru têm muitos nomes para muitas coisas. Uma das coisas para a qual eles têm nomes é para as pessoas que vão pescar, vão pescar para ganhar a vida. Se nós tivessemos uma palavra para essas pessoas essa palavra seria "pescadores". Mas não temos. No Peru têm nomes diferentes para as coisas que temos na América. Eles chamam a essas pessoas "pescadores". Isto é espanhol. É o que eles falam no Peru. Quando o El Niño chega, estes "pescadores" não apanham nenhum peixe. O El Niño é causado quando os deuses peruanos se zangam. Eles têm estado zangados há milhões de anos e têm feito o El Niño durante milhões de anos. Há muitas luas atrás os peruanos faziam sacrificios humanos para saciar os seus deuses e acabar com a cheia causada pelo El Niño. No mundo moderno de trabalho em que todos se comem uns aos outros, feito de cientistas, diplomatas, McSalada e George Bush jr já não temos acesso a essas soluções. Somos demasiado orgulhosos. Não cometemos sacrificios humanos. Recusamo-nos a saciar os deuses peruanos. Assim sendo, eles continuam zangados e continuam a matar-nos e a incendiar as nossas árvores com o El Niño.
Em vez de saciar os deuses muitos destes "cientistas" tentaram controlar o El Niño usando a "ciência". Eles colocaram boias que atraem peixe que funcionam com pilhas de lanterna. Imaginem, combater o poder dos deuses com pilhas de lanterna! Nem é preciso dizer que isto não funcionou e morreram todos.

Sem comentários: