quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Métrica visual

A Emily tem uma mensagem para vos dar...

Quanto tempo demoraram a perceber que a Emily era, afinal, uma boneca virtual?

Há uns anos foi criado o filme Final Fantasy toda a gente ficou em êxtase por causa do realismo das imagens. Ora comparados com a Emily os personagens desse filme têm a qualidade visual do Super Mario!

Tudo porque a Image Metrics, companhia de software especializada em captura de movimentos para a industria dos jogos e cinema, voltou aos "basics" da animação para perceber porque razão a captura facial que temos actualmente é insuficiente. A conclusão a que chegaram é que os modelos existentes são demasiado perfeitos!
O ser humano tem várias imperfeições na sua face, tanto a nível muscular e ósseo como epidérmico. Ora os modelos computorizados têm uma pele demasiado brilhante e são totalmente simétricos, coisa que, mesmo que a nível microscópico, o ser humano não é.

Aliem estas conclusões a uma nova forma de captar os movimentos da face, onde se substituem os habituais autocolantes reflectores colocados na pele por um sistema renovado de analise a CADA pixel da imagem, factor que alia mais polígonos à rede virtual que anima a face da personagem e a torna mais expressiva.

O site do Times tem uma análise mais pormenorizada à Emily e às mudanças que ela pode significar para o futuro da animação facial.

(The Presurfer)

1 comentário:

Pi disse...

UAU Nel!!!! :o

Amazing!!!

De todo me parece uma boneca virtual, parece humana á séria.. achei piada ao facto de referires as imperfeições, como forma de tornar estes bonecos virtuais mais "perfeitos" no que toca a se parecer com humanos...

A Emily tem um olho para a Grécia e o outro para o Sri Lanka, o que até lhe dá uma certa piada, convenhamos.. :D

Excelente...