sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Red Bull Air Race no Porto!

Se se mantêm atentos ao que vos rodeia. Se lêem jornais e tomam atenção a publicidade de todo o tipo já devem saber que evento fantásticamente fantástico vai ter lugar nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro MESMO no Rio Douro.

Exactamente... Nestes dias vai ter lugar o Red Bull Air Race que promete ser um daqueles eventos para os quais não há adjectivos! Aviões a voar bem baixinho, a velocidades à volta de 400 kms/h a fazer voos razantes a duas torres de pano que marcam os locais por onde eles têm de passar.

E como em quase todos os grandes eventos desportivos na cidade do Porto eu vou lá estar nem que tenha de enfrentar um exército de sete nações! Mas vamos por partes...
Esqueçam a história do evento... Tem o selo de qualidade da Red Bull e já chega. Mas enquanto muita gente vai ver os aviões e já está eu EXIJO saber as regras, percurso, pontuações de demais dados para se poder desfrutar ao máximo desta experiência...

Assim sendo apresento-vos o mapa do circuito.

Tenham muita atenção aos locais riscados a verde... Esses são os locais para o público. De borla! E prestem também atenção à cor dos portões...

É que acontece o seguinte... Não era dificil que bastasse passar entre duas "mangas" ao alto a 400 kms/h e então os génios da red bull decidiram que os portões com riscas vermelhas têm de ser passados com as asas na vertical (ver no video!) enquanto que ao passar nos portões com cor azul as asas têm de estar na horizontal. O não cumprimento desta regra custa ao piloto 3 segundos de penalização. Outra regra relativa aos portões... O avião tem de passar ao nivel de ou abaixo dessas duas marcas sob pena de três segundos de penalização. Esta regra obriga os pilotos a voar a 18 metros do chão! HE HE HE!

Ok... Outra regra. Nada de bater nos portões... Isto custa 10 segundos ao piloto infractor. Não se preocupem no entanto com a segurança... Cada uma das mangas dos portões é feita de uma espécie de vela de barco cheia de ar que rasga ao mais pequeno contacto com as asas ou hélices dos aviões sem os danificar. E também não se preocupem com o tempo... cada uma destas mangas pode ser substituida em 4 minutos. Está tudo pensado.

Vejam então o video onde está tudo explicado com imagens!

Este segundo video explica um pouco da história e mostra algumas imagens do evento em sitios algo semelhantes ao Porto... E está feito com um gostinho interessante!

Vejam este video de 8 minutos com a final da prova no Rio de Janeiro! Só para terem um pequeno cheirinho...

Se quiserem ver mais videos é só dar um pequenino voo (viram a piada inteligente feita aqui?) ao Youtube.
Para mais informações visitem o site: http://www.redbullairrace.com/

Não sei se vou poder dar uma cobertura tão grande a este evento como o fiz com o Circuito da Boavista mas voltarei ao assunto com toda a certeza... Com fotos minhas tiradas no local que já ando a explorar!
Um pequeno conselho que posso dar... Fujam da ribeira do Porto. Quem já passou por lá em algum S.João compreende isto e não precisa de mais avisos.
O cais de Gaia é mais espaçoso, tem comida e bebida bem acessivel e um parque de estacionamento que esgota em meia hora! Por isso deixem o carro longe... Andem a pé... Na Sé têm o Funicular dos Guindais que por 85 cêntimos vos faz descer todo o morro da sé em poucos segundos... E VOILÁ! Estão no tabuleiro inferior da ponte D. Luis prontinhos a atravessar para o lado de Gaia! Agora não digam que a Internet e os bloggers não são vossos amigos... Digam lá.

P.S. Ai de alguém que lixe alguma das pontes... Quem parte velho paga novo! Considerem-se avisados senhores pilotos.

1 comentário:

Diogo disse...

Ola!
Tenho um papel com os pilotos, o circuito e com publicidade do red bull air race de 2007. Gostaria de saber se é possivel receber essa publicidade, mas de 2008 e deste ano uma vez que enttraram novos pilotos na competição. Agradecia que me enviassem essa publicidade por email ou um link onde pudesse encontrar (ou mesmo informar se sair no jornal). Obrigado.
P.S: email: diogo_carrito@hotmail.com