sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mãe

O meu segundo disco para o Verão é o album Mãe de Rodrigo Leão.
Se já conhecem a obra deste artista de excepção não vão precisar de uma grande introdução. Se não sabem quem ele é façam o favor de absorver alguma cultura e ouvir seja o que for dele... O vosso QI sobe logo 30 pontos.
O disco Mãe é melancólico, ficam já avisados se são daqueles que precisam de música extra-animada para vos manter sãos. Mas melancolia é diferente de tristeza. Melancolia é uma saudade que dói mas que nos fortalece. É a dor de perder mas ao mesmo tempo sentir a benção de ter desfrutado do que se perdeu antes que se tivesse perdido.
Mãe é fortemente influenciado pela morte da mãe de Rodrigo Leão mas não tem um único Requiem e acaba com uma fantástica peça de orquestra chamada "Futuro".
Emociona como só Rodrigo Leão sabe fazer.


Para ouvir:
"Vida Tão Estranha"


"Sleepless Heart"


"Ye Skaju Tebe"


Para mais é só visitar o site ou o Myspace do artista!

Este homem é um senhor

Quando comecei a interessar-me por futebol era este senhor que treinava o meu clube.
A fotografia dele podia vir apensa à definição de Gentleman num dicionário ilustrado.
Sir Bobby Robson morreu hoje com 76 anos.

Adeus Mister...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O lado bom da polémica política...

...é poder ver variadas vezes ao dia a imagem da bloc belle Joana Amaral Dias. Por mim alimentem a polémica até às eleições que não me importo.
E já que estamos nisto quero felicitar mais duas belissimas lufadas de ar fresco na política nacional.
Boa notícia a adição de Inês de Medeiros nas listas do PS... A criatividade, força e frescura da moça caem bem naquele aspecto intelectó-perigoso e naqueles olhos faíscantes que a irmã já nos tinha mostrado. Façam-se outdoors com esta senhora!
Last but not least a petite Ana Drago que tem desde o início da sua participação no hemiciclo ar de ser rapariga para usar camisas de homem enquanto faz umas torradas e lê Cesariny aos Domingos de manhã...
Na política como no desporto vem-se provando que não é preciso ser uma aventesma feminista para se ser respeitada.

O azul faz bem às costas

Um corante alimentício semelhante ao usado nos M&M's e outras doçarias pode ajudar à cura de lesões na espinal medula. Este corante, conhecido por brilliant blue g, apresenta um cómico e inesperado efeito secundário... Torna os sujeitos ao tratamento em seres azuis!
O ratinho da imagem lá em cima foi injectado com o tal corante 15 minutos após lhe ter sido infligida uma lesão na espinal medula e ficou com o focinho, orelhas, patas, cauda e até olhos azuis!

O grupo de teste, outros ratinhos com a mesma lesão mas aos quais era injectada água, não apresentaram melhoras ou mudanças na cor da pele. Os ratinhos azuis conseguiam, após 42 dias, coordenar o movimentos das patas dianteiras e traseiras suficientemente bem para suportar o seu peso e andar.

A coloração de pele era mais escura em ratinhos que eram sujeitos a maiores dosagens do corante mas desaparecia e voltava ao rosado habitual em cerca de uma semana.
Calcula-se que este tempo seja maior nos humanos já que o nosso metabolismo é cerca de 8 vezes mais lento.

Para mais pormenores sobre este estudo visitem o site do Times!

(Neatorama)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Storia, Storia

Na semana passada mostrei aqui quais são os discos que contêm os meus hits de Verão.
O primeiro deles era o segundo album de Mayra Andrade, "Storia, Storia".
Este disco é o confirmar do talento inato e delicioso da jovem cabo-verdiana que foi aos poucos conquistando a atenção de inumeros audiófilos em todo o mundo.
Já tive a sorte de a ver actuar ao vivo e acreditem que ninguém tira os olhos do palco porque proporcionalmente à beleza e calor da voz segue o encanto da presença de Mayra.
"Storia, Storia" é, como escreveu João Bonifácio no Ípsilon "um disco de canções tão perfeitas que soa a clássico absoluto."

Em vez de mostrar uma ou duas canções prefiro colocar aqui o "Making Of" do disco Storia, Storia com excertos de todas as músicas do disco, cenas de bastidores únicas e entrevistas a Mayra, ao produtor Alê Siqueira e aos vários colaboradores musicais (Jaques Morelenbaum e a nossa Celina da Piedade entre outros).
São os melhores 20 minutos do vosso dia...


Podem ouvir mais canções do disco visitando o MySpace de Mayra!

Rinoplastia Aérea

"Não é difícil de perceber o porquê de um piloto querer ou sentir a necessidade de aplicar imagens no "nariz" do seu avião antes de entrar numa zona de guerra. Depois de ser privado de toda a individualidade e treinado para seguir ordens durante meses a fio deve ser imensamente refrescante ter a oportunidade de personalizar a máquina onde vai passar a maioria do seu tempo e, através disso, dar um incremento à moral própria e à dos colegas aviadores. Juntem uma pincelada de tinta e um nome a um mortal monte de maetal e o avião depressa se torna numa personagem com o seu nome próprio, não tanto uma arma mas uma companhia, durante uma das mais stressantes experiências imagináveis." - Deputy Dog

O blog Deputy Dog tem uma rica colecção de pinturas de aviões de várias eras. Se querem saber mais sobre a história desta arte fascinante ou ver somente a galeria de fotos cliquem AQUI!
(Deputy Dog)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A triste lembrança do heroísmo

Os pilotos de automóveis sempre foram tidos como heróis pelo simples facto de desafiarem a morte a bordo de um "animal" que nem sempre se deixa domar.
A popularidade da Fórmula 1 desceu quando desceram a quantidade de mortes porque nesse momento os homens desceram do pedestal de heróis e vulgarizaram-se. Com a maior segurança do habitáculo e com a abundância de tecnologia que controla o carro para lá do controlo do piloto acabaram felizmente os acidentes mortais mas ninguém e muito menos os pilotos afirmarão que essa possibilidade não existe.

Há uma semana atrás morreu Henry Surtees de 19 anos, filho do lendário John Surtees e a amarga ironia logo foi notada pelos fans de corridas. O pai correu e foi campeão nos campeonatos do mundo de motociclos e Fórmula 1 sendo, ainda hoje, o único piloto a conseguir esse feito numa época em que morriam 3 a 4 pilotos por ano. John ainda é vivo mas o seu filho, que competia neste "novo mundo" das corridas seguras, morreu no Domingo, 19 de Julho, vitimado por um pneu que ao soltar-se do carro de um colega acidentado o atingiu na cabeça.

Felipe Massa foi atingido por uma mola, terá sido essa a sua sorte no meio do azar. Em príncipio não haverão danos cerebrais mas a visão terá de ser reavaliada para descobrir se a sua carreira pode continuar.
Felipe é um herói como o são todos os seus companheiros, actuais e passados, que para gáudio das multidões arrisca a morte sentindo nos ombros o peso do sangue que por quilómetros tantos já foi deixado. É esse desafio que os torna famosos e admirados.
Por essa coragem desejo as melhoras e um regresso breve às pistas como sempre ou ainda melhor.
Força Felipe!

Tartarorgasmo!

Eu tenho uma tartaruga (com a decisão do nome pendente há 3 anos) e nunca tinha visto como é um orgasmo desses simpáticos bichinhos.
Para informação de todos aqui fico o video. Parece ser bom para ele... Ela está nem aí.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os meus hits do verão...

Vêm destes três albuns divinos. Prometo partilhar o exotismo da Sra. Mayra, a emoção melancólica do Sr. Leão e a frescura da Sra. Carminho durante os próximos dias...


No Silly Season for me.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

F***-SE! EU SABIA! Praguejar faz bem à dor!

Dizer asneiras depois de se sentir dor pode ter efeitos calmantes!
Quem o diz são os cientistas da Universidade de Keele em Inglaterra. Eles descobriram que os insultos diferem das restantes palavras por serem capaz de activar centros emocionais do lobo direito do cérebro em vez dos centros de comunicação que ficam do lado esquerdo e que são activados pelas palavras habituais.
Estes investigadores pediram a estudantes voluntários que colocassem as mãos dentro de água fria como o c****** mas divididos em dois grupos.
Os elementos de um não se podiam manifestar enquanto que os do outro podiam usar a sua "palavra de escape" preferida.
Sucede então que quem podia dizer "*****", "********" ou "****** ************ da tua mãe" aguentava muito mais tempo com as mãos na água do que os anjinhos que só podiam dizer "bolas" ou "ai que frio".

Podem ler mais pormenores deste estudo clicando AQUI!

(Neatorama)

Efemérides passadas...

Em dias que já só vejo se olhar para trás passaram-se duas coisas importantes na história deste blog.
Uma foi o segundo aniversário, feito dia 25 de Junho, que me passou totalmente ao lado. A outra foi a passagem da marca dos 50 mil leitores que aconteceu numa altura de grande confusão e que quando notei já tinha passado para lá do limite em que conseguiria descobrir quem foi o quinquagésimo milésimo leitor.

E pronto... Já se foram mas não ficaram esquecidas.

Obrigado por tudo... Sois uns fofinhos!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Morra pim?

Li, bastante entretido, a notícia dada pelo Ípsilon que relata que os senhores Diogo Dória, Nuno Artur Silva, Miguel Guilherme e a senhora Rita Blanco fizeram uma actualização do célebre Manifesto Anti-Dantas da autoria de Almada Negreiros com um conteúdo que o poderia renomear de Manifesto Anti-Ricardo Pais.

As acusações são Óctavio Machadinas no sentido em que ambos os lados garantem que todos sabem do que estão a falar quando na realidade não passam de questões internas que deviam ser resolvidas numa mesa à volta de uns cafés e umas cigarrilhas e não diante de um público que não saiu de casa (quero acreditar que na sua maioria) para ver opiniões de um grupo dentro de uma classe.
Sobre este assunto tenho três opiniões...
1- A união faz a força. Andam artistas e produtores a pedir a cabeça do Ministro da Cultura e maior orçamento para o seu pelouro mas depois entretêm-se e entretêm a classe política com quezilias internas que podem muito bem ser resolvidas de forma menos pública.
2- Os artistas são bons artistas portanto não vou embarcar na estupidez de ligar este acontecimento ao facto de Ricardo Pais ter vindo de um Teatro Nacional situado no Porto. Não vou embarcar de imediato mas fica em acta esse facto para referência futura.
3- A dupla Ricardo Pais / João Reis não pode dizer que tenha subido mais alto que os palcos portuenses depois da saída da Invícta. João Reis saiu de um Teatro Nacional onde era o actor fetiche para fazer novelas televisivas onde faz de bonzinho de barbicha. Ricardo Pais parece ter saído por cansaço e só arranjou com que o seu nome fosse literalmente atirado para a praça. Mas isto é só uma opinião...

Leiam o artigo na totalidade clicando AQUI!

Um dia meto-me em problemas

Nem toda a gente acha piada à secura do meu humor matinal...

Caso número um:
Depois de um corte de cabelo mais ou menos radical uma colega pergunta
- Cortaste o cabelo?
eu respondo
- Nah... Acordei assim ontem de manhã. Foi uma grande surpresa.

Caso número dois:
Outra colega quando me vê de manhã pela primeira vez exclama
- Estás cá?
eu respondo
- Nah... estamos ambos em nossas casas a dormir. Eu a sonhar que mexo em PCs e tu a sonhar comigo.

Caso número três:
Um cliente que todos os dias tem uma queixinha disse
- O ar condicionado está ligado? Ontem estava frio e hoje está abafado.
e eu respondo
- Pois deve estar ligado... Mas sabe que isto é como lá fora. Há dias que faz sol e dias que chove. Dias em que usamos T-Shirt e outros em que usamos Pólos de manga comprida.
Ele olha para baixo, para o seu pólo de manga comprida que não usava ontem e seguiu viagem.

Registos de 250 mil soldados medievais online

Querem descobrir se algum dos vossos avós (metam uns tantos tetras em prefixo) serviu pelo exército Inglês de 1369 a 1453? Querem descobrir qual a missão de que estava encarregue e qual o nome do superior que manadava nele?

Visitem ESTE SITE e pesquisem!


Para quando um projecto destes em Portugal?

(Boing Boing)

Obrigadinho..?

Quando Matt Neary do Ohio regressou ao seu camião verificou que lhe faltava a carteira e alguns cds e que, no lugar desses objectos, tinha sido colocada uma nota manuscrita...
Lá diz:

"Tem um gosto musical fantástico.
Não se preocupe com a sua carta de condução e com os cartões de crédito - sei que não os posso usar... depois desta noite, pelo menos. :p

Agora a sério
tranque o seu veículo no futuro"

(Neatorama)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Cozinhem como as vossas avós


"Cozinhar costumava ser acerca de fazer comida que soubesse bem. Algures no tempo parece que decidimos que o mais importante é a dieta da semana. Como Cozinhar Como a Sua Avó é um regresso às receitas e técnicas que se baseavam no que sabe bem e não em ciência e dietas. Não encontrarão as palavras light ou dieta em lado nenhum.
Esta é comida a sério, da forma como a vossa avó a cozinharia."

Na imagem umas tantas Pizzas Bruschetta com um aspecto buédabom.

Visitem este site OBRIGATÓRIO!

domingo, 19 de julho de 2009

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Um salto gigante com 40 anos

Ontem fez 40 anos que Neil Armstrong pousou os pés na lua.

Para celebrar a efeméride o site The Big Picture colocou algumas imagens dessa grande aventura em grande formato para todos desfrutarmos.
A visitar com urgência...

Elogio da Ignorância (porque sou invejoso)

Ontem passei pela exposição/instalação que está presente na Avenida dos Aliados na qual uma centena de manequins alterados por artistas portugueses e que mais tarde serão leiloados com os lucros a reverter para o magnífico projecto Espaço-T estão ali, de pé durante 24 horas até 31 de Agosto.
Há-os imaginativos, simples, armados em arte complexa e outros coloridos e alegres.
Lá, há também este onde podem escrever qual é o vosso sonho:

Lá para o meio das costas (que bela forma de educadamente dar a vez), entre sonhos de futebolismo, paz mundial e amor eterno está este:
Espero que encontres outros sonhos porque acabado o sonho o Homem cai de secura. E se realmente és assim tão feliz, com a feliz inconsciência e a consciência de o ser continua que te dou os parabéns como um tenista derrotado reduzido à realidade de felicitar uma pessoa melhor.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Circuito da Boavista 2009

As prometidas imagens do primeiro Domingo de corridas. No segundo cheguei atrasado e só vi a última.
Raios.










Até daqui a dois anos! Obrigado à organização por todo o trabalho para trazer a emoção às ruas do Porto...

terça-feira, 14 de julho de 2009

É um c******!

It's a cock! é um site dedicado a encontrar pilas em todo o lado.
O slogan é "We see cocks everywhere"

Podem visitar este blogue temático clicando AQUI!

Não estou a pendurar esparguete nas tuas orelhas

A frase do título quer dizer em Russo que não se está a brincar.
Jag Bhalla escreveu um divertido livro para a National Geographic com expressões bizarras de todo o mundo ilustradas literalmente pela cartoonista Julia Suits.
Outros exemplos:
- "Viver como uma larva em Bacon." Alemão: Viver em Luxo
- "Como unha e sujidade." Espanhol, México: Adequado, Compatível
- "Deitar fumo de 7 orifícios na cabeça" Chinês: Estar furioso
- "Ordenhador de formigas" Árabe: Miserável, forreta
- "Dar algo a alguém com queijo" Espanhol: Enganar

Podem comprar este livro na Amazon clicando AQUI!

(Boing Boing)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

10 coisas que não sabiam sobre a Apolo 11

Só o ponto 2 vale toda a lista: Os computadores da nave tinham menos capacidade de processamento do que um telemóvel.

Podem ler os restantes 9 factos clicando AQUI!

(Neatorama)

O Homem Moderno

Eu não sou machista. Juro. Cozinho com afinco, lavo, seco e arrumo a louça. Tudo para manter a minha fófinha feliz. Sou um gajo porreiro.
Com isto não quer dizer que esteja pronto a pendurar a minha masculinidade num cabide à porta de casa.
Com isto quero dizer o quê?
Um homem pode ceder em tudo e esquecer o que era há uns anos ser homem que eu não podia estar mais a favor, eu até já o fiz, mas isso não quer dizer que me levante em aplauso quando um homem diz que não sabe consertar nada com ar de penitência a sorrir. Como se ser sensível nos sentimentos e participar nas lides domésticas fosse incompatível com um ocasional sujar de mãos no carro ou nos fios lá do quadro.

Está a proliferar uma nova espécie de inúteis. E o pior é que esses inúteis piscam o olho e sorriem a pedir desculpa por não saberem mudar uma lâmpada enquanto partilham segredos do tempero de saladas que viram o Chakall fazer na Sic Mulher.
E clapity clap as mulheres levantam-se em aplauso com ais.

Não digam que não avisei...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nikola Tesla

Se o nome não vos diz nada. Se acham que o rádio foi inventado por Marconi e se acham que os maiores desenvolvimentos na área da electricidade foram descobertos por Thomas Edison precisam com urgência de ler a biografia de Nikola Tesla.
Para celebrar o aniversário deste génio o Google até lhe dedicou um cabeçalho e tudo...

De seguida uma parte do filme Coffee and Cigarettes de Jim Jarmusch com Meg e Jack White dos White Stripes onde Jack mostra a sua admiração e conta parte da história do Sr. Tesla e o tamanho e vigor do seu coil pessoal.

Aqui em baixo um Tesla Coil (mecanismo de transmissão de energia sem fios) em operação normal.

Porque os hillbillies são retardados?

Porque o desporto oficial da criançada hillbilly chama-se Mutton Busting e é um rodeo misto de abuso animal e infantil... As ovelhas correm assustadas e os putos batem com a cabeça no chão.
E ainda dizem que os portugueses são matarruanos...

(Boing Boing)

Comboio de Carga vs Tornado

Aceitam-se apostas para este combate de pesos pesados...

(Neatorama)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Glastonbury 09

O maior festival de música ao ar livre da Europa recebeu este ano cerca de 190 mil visitantes que se espalharam em autênticas cidades de tendas para ver, entre outros, Springsteen, os recém-reunidos Blur, Neil Young e Spinal Tap durante 4 dias de festival.
As imagens dão vontade de lá ter estado...


Podem ver mais imagens deste evento clicando AQUI!

20 utensílios cirurgicos da velha guarda

Esta aqui em cima é só uma das 20 ferramentas encantadoras que os cirurgiões usavam para tratar os seus doentes e que fazem parte DESTA lista. No caso o utensílio é um Trephine e era usado para abrir um buraco no crânio.

Mais destas reliquias clicando AQUI!

(The Presurfer)

Chuva

Como disse aqui em baixo fui ver a Sra. Mariza ao vivo no Domingo num concerto agradável à beira mar com lua cheia e tudo. De mão dada com a pessoa que me afasta as nuvens.
Ora ouvir Mariza ao vivo faz parte da minha lista de coisas a fazer antes de morrer. E digo faz porque essas coisas não se devem fazer uma só vez.

E nesta canção, lá cairam duas lagriminhas. Como mais ninguém chorava não entendo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Antagonismos

Ora ontem foi dia de corridas.
Dia de Corridas é, para os aficionados, acordar cedo (7 e qualquer coisa no meu caso), grelhar umas coisas (Hamburgers), enfiar umas fresquinhas (Fanta e Coca-Cola) na arca refrigeradora portátil com cuvettes (ai como adoro esta palavrinha), e zarpar com boné na cabeça (de Portugal claro, tal como o cachecol que ia na mala a aconchegar o protector solar) e tudo para ter um bom lugar na bancada bem cedinho.
Isto é a definição de Cromo da Bola e Tuga numa só personagem e pronto, valha-me que não estou sozinho na loucura pelos motores.
Só que eu, como já fazia nos tempos de rumagem a Espinho com os compinchas de praia, destoo numa característica fulcral.
O material de leitura.
Ora o evento era desportivo logo O Jogo (que até foi distribuído gratuitamente por uma modelo saudavelmente gorducha), A Bola e o Record proliferavam. Estamos no Porto portanto o JN estava bem representado.
Eu fui pra lá com o Público debaixo do braço. Jornal Público e revistas apensas. Uma delas com o Sócrates na capa. E sim, nesta loucura, estou sozinho.
Sempre que havia intervalo nas provas e eu sacava do jornal a vizinhança mais próxima espreitava para o jornal como se eu estivesse a ler a Playboy.
Com um pouco menos de entusiasmo claro...

E para mais antagonismos este Cromo Tuga (e eu odeio a palavra Tuga) foi, à noite, a um belissimo concerto da Mariza no calçadão de Matosinhos. Sem boné de Portugal claro.

Nos próximos dias vão haver fotos do evento motorizado (excelentes garanto-vos!)

sábado, 4 de julho de 2009

Fita adesiva 4ever!

Portugal é um país de MacGyvers. Ainda há pouco tempo um site elegeu a palavra Desenrascanço como a palavra que mais falta faz no dicionário inglês.
É com orgulho que reconheço que também eu já consertei coisas usando soluções pouco comuns sempre acompanhado de canivete, cola, fita adesiva e algum arame.
Para elogiar estes momentos de raro génio e baixo orçamento surge o site There, I Fixed It onde varias destas invenções são mostradas num misto de gozo e amiração.
Aqui em baixo por exemplo bastou arame e uma bola saltitona para que um cano constipado deixasse de ser um problema.
Visitem o There, I Fixed It clicando AQUI!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tarados por tectos

Eu sofro um bocadito de tectofilia. Termo inventado por mim, há cerca de 2 minutos e que descreve as pessoas que quando entram num edificio olham de imediato para cima.
Foi portanto com bom grado que descobri no site Deputy Dog um post que mostra 10 dos mais belos tectos do mundo.
Aqui em baixo o orgulho nacional do tecto do Mosteiro dos Jerónimos, incluido na lista, e que eu ainda não vi ao vivo.
Podem ver mais destes tectos divinos visitando o Deputy Dog.

(Neatorama)

Ninguém perguntou...

...mas sim está tudo bem. A ausência de posts é o resultado da falta de tempo e de uma sempre divertida (quase havia fogueira e tudo) formatação de disco.

O blog continua dentro de momentos. (provavelmente com mais intermitências nos próximos tempos...)